Em 2020 tive a grande satisfação de conhecer esse ótimo trabalho vindo da cidade de Campina Grande, em terras paraibanas: o Deliver Metal Zine, publicação que teve seu primeiro número lançado em 1989, contando, portanto, com mais de três décadas de existência no cenário Underground brasileiro, e já possuindo três outros números lançados desde seu retorno às atividades.
A equipe responsável pela elaboração dessa quarta edição é composta por André Fiquene, Arthur Henrique e André Luiz, com arte da capa criada por Yuri Padial. Foi lançada em junho de 2020, em meio ao caos da pandemia, ao completar 31 anos de existência.
O zine é totalmente dedicado ao Metal Brasileiro. Conta com uma diagramação muito bem feita; vem em preto e branco com algumas partes coloridas; capa num papel mais espesso, e mais de 50 páginas completamente recheadas por um conteúdo afiado e essencialmente antifacista.
São 07 entrevistas com bandas de várias partes do Brasil: Witching Altar, Echoes of Death, Slowner, Red Razor, Surra, Necropolis e Eskröta. Também temos bios de mais de 10 bandas; letra da música "Bom Dia Senhor" da banda Surra; Merchandising (Expose Your Hate e Korvak); e várias resenhas de materiais que vão do Stoner ao Black Metal.
Além de tudo isso temos playlists dos editores, flyers e algo que sempre gosto muito de ver em zines: textos. Nessa edição temos dois manifestos: Deliver Antifacista, escrito por Luciano Mendonça; e Death Metal Contra o Fascismo, feito pela banda Antrochaotic. Logo no início há também um texto falando sobre as origens do Black Metal.
Deixo aqui um agradecimento especial a André Fiquene, idealizador do Zine desde 1989, a quem tive o prazer de conhecer numa recente edição do Abril Pro Rock e assim tomar conhecimento do excelente trabalho que desenvolve dentro do Underground Nordestino e Nacional. Vlw! Um salve!
Finalizo com as palavras destacadas da entrevista da banda paulista Eskröta:
"...Continuem curtindo outras bandas de mulheres, que tocam nas suas cidades, elevem a representatividade!"
Contatos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário