Quem viu o post da série No Meu Acervo sobre fanzines do Underground Brasileiro deve lembrar que citei que um deles estava prestes a retomar as atividades e que eu faria uma pequena colaboração. Pois bem! Trata-se do Turvo Zine, que voltou a ser editado pelo brother Tadeu Crow, aqui do Hellcife, e teve sua quinta edição lançada em novembro de 2020.
Esse retorno aconteceu após um hiato de 14 anos. O zine manteve a essência filosófica e literária que sempre lhe foi característica, e pode ser observada através do denso conteúdo que preenche suas 23 páginas. A diagramação veio cheia de detalhes gráficos que remontam à velha atmosfera gótica.
A arte da capa foi criada por Marcelo Necrolust, que além das ilustrações insanas, é responsável por esculturas incríveis em que reproduz figuras mitológicas, folclóricas e literárias, além de capas de álbuns de bandas. Para ver mais trabalhos dele, é só visitar a página da Necro Artes no Facebook.
Nessa edição foram cinco as bandas entrevistadas. Além de assuntos de praxe, as perguntas trouxeram questões atuais e reflexivas para explanação dos músicos. A tradicional seção de resenhas de material de bandas também está presente, com comentários relevantes e instigantes, despertando a curiosidade do leitor sobre a musicalidade descrita.
O Turvo sempre teve como forte característica a presença de textos. Dessa vez trouxe a seção Manifesto, que nessa edição abordou a resistência diante de ideais conservadores dentro da cena Underground, escrito pela pessoa que aqui vos fala, hehe.
Além disso, temos a seção Poesia Morta, que trouxe versos de Augusto dos Anjos, e fechando a edição, poster da veterana Calvary Death.
Foi um prazer participar desse retorno. Que venham mais muitas e muitas outras edições pela frente!
Contatos:
zesk1978@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário