sexta-feira, 10 de setembro de 2021

As marcantes páginas de Demian, de Hermann Hesse



"Queria apenas tentar viver aquilo que brotava de mim mesmo. Por que isso me era tão difícil?"

Com essa frase se inicia o meu livro favorito do momento, embora eu não tenha gostado do seu previsível final (não darei tal spoiler 😉). Como posso explicar minha relação com esse livro? Primeiro, seu autor, Hermann Hesse, que despertou meu interesse desde a primeira vez que li uma certa frase de sua autoria. E depois, o título, que me soou um tanto misterioso. O que seria "Demian"? Uma criatura? Uma entidade? Um deus? Eu sentia uma enorme vontade de ler, mesmo antes de saber do que se tratava, e de alguma forma sabia que iria gostar. Ele não é dos mais complexos, nem dos mais longos, porém tem dois personagens centrais extremamente cativantes e incitantes.

O livro conta a trajetória de Emil Sinclair em busca de si mesmo, na qual o próprio narra as descobertas e transformações pelas quais passou especialmente após conhecer o enigmático Max Demian, que enxerga nele um sinal que indica uma semelhante busca pelo extraordinário, cujo símbolo tem sua personificação na figura de uma entidade misteriosa chamada Abraxas.

Ele descreve episódios que aconteceram desde a sua infância, passando por sua solitária adolescência, até um encontro inexplicavelmente esperado e desejado que ocorre quando já quando está mais velho.




Entre os oito capítulos do livro, quero chamar atenção para o primeiro, "Dois Mundos". Nele, um Sinclair ainda criança se divide entre o conforto e a estabilidade de uma vida normal e tranquila, e o outro lado, desconhecido, oculto, pelo qual guarda um secreto desejo de percorrer, aventurando-se em seus caminhos inexplorados. Muitos certamente irão se identificar com as dúvidas e inquietações profundamente sentidas por ele.


Pra finalizar, cito abaixo alguns dos meus trechos favoritos do livro:


"Cada homem [...] é também um ponto único, singularíssimo, no qual os fenômenos do mundo se cruzam daquela forma uma só vez e nunca mais." - Sinclair.

"A vida de todo ser humano é um caminho em direção a si mesmo." - Sinclair.

"Vejo que pensas mais do que podes exprimir. Mas vejo também que nunca viveste completamente aquilo que pensas, e isso não é bom." - Demian.

"A ave sai do ovo. O ovo é o mundo. Quem quiser nascer tem de destruir um mundo. A ave voa para Deus. E o deus se chama Abraxas." - Demian.

"Pessoas como você e eu vivemos já por demais solitárias; mas nós ainda temos pelo menos um amigo e a oculta satisfação de sermos diferentes dos demais, de nos rebelarmos e de querer o extraordinário." - Pistórius.




Nenhum comentário:

Postar um comentário